Atividades



  • ATIVIDADE ONLINE - Precisamos falar sobre o Kevin

Orientação: Esse questionário, com cinco perguntas, é semelhante ao já efetuado nos primeiros encontros e serve para complementar o que vem sendo discutido nos sábados. Vale como parcela das horas "não-presenciais" do cronograma; as questões são sobre a percepção do espectador/leitor frente à adaptação. Pode ser entregue via e-mail (24framesdeliteratura@gmail.com) ou presencialmente. Qualquer dúvida, entre em contato com a gente!


  1. Você visualizou os personagens da mesma maneira em ambas as obras (literária e cinematográfica)?
  2. Em sua opinião, a obra cinematográfica conseguiu manter-se fiel à trama literária (composição dos personagens, do ambiente, etc)? Se necessário, exemplifique.
  3. Quem você acredita ser o  personagem principal em Precisamos falar sobre o Kevin?
  4. O que você acredita ter sido o clímax do enredo? Foi o mesmo em ambas as versões?
  5. Que classificação você daria para a adaptação (Ótima, Boa, Regular, Ruim, Péssima)? Qual o motivo?
  • ATIVIDADE ONLINE - O Espião que sabia demais
Orientação: Nesta atividade, assim como na anterior, serão feitas algumas perguntas sobre a adaptação  feita por Tomas Alfredson do enredo original homônimo de John Le Carré, O Espião que sabia demais. As respostas podem ser enviadas por e-mail (24framesdeliteratura@gmail.com) ou presencialmente. Em caso de dúvida ou sugestão, fale com a gente!

  1. O enredo, independente se na obra literária ou na cinematográfica, foi esclarecedor pra você? Se não, que você acha que dificultou o entendimento da obra?
  2. A adaptação dos personagens (George Smiley, Bill Haydon, Ricki Tarr, Jim Prideaux, Control, etc) manteve a composição psicológica dos mesmos?
  3. Existiu, em sua opinião, um sentimento que tenha sido mais emergente em O Espião que sabia demais (vingança, raiva, medo, ganancia, etc.)? A adaptação foi fiel a ele?
  4. Você acha que é possível analisar O Espião que sabia demais (livro e filme) sem levar em consideração a continuação da trama (nos livros, A Vingança do Smiley e Sempre um colegial compõem a chamada Trilogia Karla, protagonizada por George Smiley)? Se não, qual outro exemplo de adaptação que você conhece exigiu continuação?
  • ATIVIDADE ONLINE - Questionário avaliativo
Orientação: A seguir estará a lista de filmes que debatemos. O que nós queremos saber é "QUE NOTA, DE 1 A 5, VOCÊ DARIA PARA ESSAS ADAPTAÇÕES? QUAL O MOTIVO?". As respostas, bem como as da atividade anterior, podem ser enviadas por e-mail (24framesdeliteratura@gmail.com) ou entregues presencialmente. Se tiverem alguma dúvida é só perguntar!

  1. A Última chapeuzinho vermelho;
  2. Ensaio sobre a cegueira;
  3. Precisamos falar sobre o Kevin;
  4. O Espião que sabia demais.
  • ATIVIDADE ONLINE: Questionário sobre o projeto

No próximo sábado (31) chega ao final a primeira edição do 24 Frames de Literatura. Até lá, gostaríamos que respondesse algumas questões, para sabermos o que você achou do projeto. Ao todo são quatro campos para preencher com a sua opinião sobre o 24 Frames! Esse "questionário" servirá, também, como uma atividade online e, bem como as outras, pode ser submetida por e-mail (24framesdeliteratura@gmail.com) ou presencialmente! Dia 31 de agosto, às 14h, no Centro de Integração do MERCOSUL, falaremos sobre os rumos do projeto, sortearemos um "Kit 24 Frames", dentre outras surpresas. Esperamos saber o que você achou!

  1. O que significou para você ter participado do projeto?
  2. O que você acha que foi o aspecto mais positivo? E o negativo?
  3. Sua visão sobre adaptações cinematográficas de enredos literários em geral mudou com a participação no 24 Frames?
  4. Observações, críticas e sugestões

Nenhum comentário:

Postar um comentário