Diretores


Fernando Meirelles

Nascimento: 9 de novembro de 1955 (57 anos)
Local de nascimento: São Paulo – Brasil

É um cineasta brasileiro que ganhou notoriedade internacional pela direção dos filmes Cidade de Deus, em 2002, uma adaptação do livro homônimo de Paulo Lins; The Constant Gardener (no Brasil, O jardineiro fiel), de 2005, com roteiro adaptado do romance homônimo de John Le Carré, e Blindness, de 2008, baseado no romance Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago. É um dos poucos brasileiros que têm direito de votar no Óscar.
Cursou a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo durante a década de 1980. Elaborou seu trabalho de graduação na forma de um filme, diferentemente dos tradicionais projetos preparados por outros graduandos: viajou ao Japão e comprou um equipamento de vídeo profissional para preparar o trabalho. Apresentou-o e recebeu a nota mínima para graduar-se.
Junto com quatro amigos (Paulo Morelli, Marcelo Machado, Dário Vizeu e Beto Salatini), Meirelles iniciou sua carreira com filmes experimentais. Com o tempo, fundaram uma produtora independente, Olhar Eletrônico. Posteriormente, novos amigos se uniram ao grupo: Renato Barbiere, Agilson Araújo, Toniko e Marcelo Tas. Em 1982, a produtora levou ao ar programas de televisão sobre atualidades, assim como a série infantil Rá-Tim-Bum, com 180 episódios. Além de obterem uma alta popularidade, também introduziram nos noticiários uma informalidade humorística renovadora.

Mais informações em: http://filmow.com/fernando-meirelles-a65819/


Jayme Monjardim

Nascimento: 19 de maio de 1956 (56 anos)
Local de nascimento: Brasil

É considerado uma personalidade polêmica dentro da televisão, principalmente devido aos não raros conflitos que trava com autores dos textos que dirige.
Iniciou sua carreira na televisão em meados dos anos 80, co-dirigindo telenovelas como Partido Alto, Roque Santeiro e Sinhá Moça. Sua primeira direção-geral ocorre em Direito de Amar, telenovela de época de Walter Negrão, exibida na faixa das 18 horas.
Jayme tem um estilo peculiar de direção, dando tons oníricos às cenas, criticado por muitos pela sua lentidão e pelo uso excessivo de closes. Desde Pantanal mantém como parceiro o produtor musical Marcus Viana. As opiniões da imprensa e dos fãs não são unânimes quanto a Marcus. Muitos consideram suas trilhas insuportáveis e repetitivas, ao mesmo tempo que são consideradas por outros poéticas e belas.

Mais informações em: http://filmow.com/jayme-monjardim-a52490/


Joe Wright

Nascimento: 4 de novembro de 1972 (40 anos)
Local de Nascimento: Reino Unido

Joe Wright ficou famoso ao dirigir a adaptação "Orgulho e Preconceito" em 2005, que foi bastante elogiada pela crítica. Em 2007, Wright fez o drama de época "Desejo e Reparação", que foi um enorme sucesso de crítica e recebeu 7 indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme. Em 2009, ele fez o drama "O Solista", que foi mal recebido pela crítica. As críticas positivas voltaram em 2011, com o suspense "Hanna".

Mais informações em: http://filmow.com/joe-wright-a106008/


Lynne Ramsay

Nascimento: 5 de dezembro de 1969 (43 anos)
Local de nascimento: Escócia

Lynne Ramsay é uma diretora escocesa mais conhecida por seus filmes "O Lixo e o Sonho" e "O Romance de Morvern Callar". Com apenas cinco filmes, sendo três curtas e dois longas, a diretora obteve mais de 20 prêmios e 11 indicações (seus três primeiros curtas foram premiados em Cannes). Seu filme Ratcatcher (O Lixo e o Sonho) foi eleito pelo The Observer como um dos dez melhores filmes britânicos dos últimos 25 anos, ocupando a oitava posição. Seu próximo trabalho, a adaptação do best-seller "We Need to Talk About Kevin", contará com Tilda Swinton no papel principal.

Mais informações em: http://filmow.com/lynne-ramsay-a122002/



Neil Jordan

Nascimento: 25 de fevereiro de 1950 (63 anos)
Local de nascimento: Sligo – Irlanda do Norte

Filho de um professor universitário que o proibia de ler histórias em quadrinho, Jordan iniciou a sua carreira como romancista, tendo publicado dois romances.
O seu primeiro contato com o mundo cinematográfico fez-se em 1981, quando o diretor John Boorman o convidou para o auxiliar na elaboração do roteiro do filme Excalibur (1981). Fez a sua estreia como diretor em O Anjo da Vingança (1982), um thriller passado na Irlanda do Norte sobre um saxofonista (Stephen Rea) que se torna testemunha involuntária de um duplo assassinato.

Mais informações em: http://filmow.com/neil-jordan-a50826/


Peter Kosminsky

Nascimento: 21 de abril de 1956 (56 anos)
Local de nascimento: Londres – Inglaterra

Nascido em Londres, Kosminsky participou Universidade de Oxford como uma química grande. Ele passou a maior parte de seu tempo na universidade no teatro, onde ele era um designer de iluminação para a Sociedade Dramática e onde ele finalmente produziu uma produção bem sucedida turnê de Noite de Reis, co-estrelado por seu colega Hugh Grant. A produção do compositor e pianista foi outro jovem estudante chamado Rachel Portman (agora um compositor premiado com o Oscar e três vezes indicada ao Oscar). Depois da escola, ele trabalhou na BBC como um estagiário antes de se tornar um diretor de documentário.

Mais informações em: http://www.imdb.com/name/nm0467225/


Tomas Alfredson

Nascimento: 1 de abril de 1965 (48 anos)
Local de nascimento: Suécia

Sendo filho do comediante, roteirista e diretor Hasse Alfredson, ele sempre esteve acostumado a ser tratado de forma diferente desde cedo. "[Um pequeno] número de pessoas são propriedade pública, e ele era uma delas", disse Alfredson sobre seu pai. Hasse raramente estava em casa, e Tomas foi principalmente criado por sua mãe "Porém em participava em produções de cinema [de Hasse] todo verão, era provavelmente um modo de nos alcançarmos [...] Eu achava muito divertido".
Alfredson frequentemente fazia pontas nos filmes "Hasseåtage".

Mais informações em: http://filmow.com/tomas-alfredson-a105555/

Nenhum comentário:

Postar um comentário